O que são Mourões?

Se você trabalha na construção civil ou já teve que participar de projetos que necessitavam de cercas ou divisórias de terrenos, então, provavelmente, já teve contato com os mourões. Esses itens são um dos principais no momento de construir divisórias no terreno, justamente, por dar a sustentação que elas precisam para se manter firme e intacta por bastante tempo. 

Normalmente, os mourões precisam ser resistentes e escolhidos por necessidade, assim, podem variar bastante de acordo com o tipo do projeto em que você os utilizará.

Há vários tipos encontrados no mercado para você escolher os que mais fazem sentido: os de madeira, os de aço, de concreto, os retos, mais inclinados e assim por diante.

Os mourões são peças pré-fabricadas que também podem ser chamadas de estacas ou palanques. Seu uso está relacionado à sustentação de cercas e divisórias de terrenos e ambientes.

Esses itens são super utilizados em construções residenciais (como jardins), industriais, rurais (como sítios, chácaras, criadouros de animais, etc.) e em construções esportivas também (como em estádios de futebol, usados para separar campo de arquibancada).

Além da sua finalidade voltada para o cercamento, os mourões também têm a função de proporcionar segurança ao local em que está sendo utilizado e, por isso, podem ser encontrados de diversos materiais e com variações entre os modelos.

A matéria prima escolhida para o mourão acaba por definir o seu tipo de instalação também. Por exemplo, mourões feitos de concreto precisam de uma profundidade mínima para serem fixados (normalmente de 40 centímetros).

Por que os mourões são necessários?

Como já mencionado, os mourões atuam, principalmente, como forma de sustentação para as cercas ou divisórias.  Até é possível construir cercas com outros tipos de estrutura sem ser os mourões, mas apenas eles conseguem garantir uma boa e segura sustentação para a construção.

Quais os benefícios de usar mourões?

Os mourões têm as vantagens de serem super duráveis e alguns deles podem ser impermeáveis também, aumentando seu tempo de vida e de uso. Outro ponto importante para ressaltar é que é uma opção bastante ecológica, já que, por ser bastante resistente, é um item reaproveitado de diversas formas em terrenos – evitando gasto desnecessários, inclusive.

Os mourões de concreto, por exemplo, são resistentes a incêndios e garantem bastante segurança no local em que será instalado. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, são padronizados e simétricos – o que colabora com os cálculos durante a construção de uma cerca ou divisória.

Fonte: https://chaledemadeira.com/

Filtre por Categoria

Veja Mais

Solicite Orçamento!

Há mais de 18 anos, fabricando produtos de qualidade